UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa
IX Simpoquim

Palestrantes

Palestra de abertura- Doenças parasitárias tropicais negligenciadas. Colaborações com a Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi) e com a Medicines for Malaria Venture (MMV)”

Prof. Dr. Luiz Carlos Dias (IQ-UNICAMP)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A

Possui Graduação em Química (Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, 1988), Doutorado em Química (UNICAMP, 1993) e Pós-Doutorado (Harvard University/EUA, 1994-1995). É professor titular do IQ/UNICAMP onde atua como docente desde 06/1992 e pesquisador 1A do CNPq. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese total de compostos com atividade farmacológica destacada, controle da estereoquímica relativa em sistemas acíclicos e Química Teórica (NBO). Atualmente tem colaborações com a Medicines for Malaria Venture-MMV (www.mmv.org) e com a Drugs for Neglected Diseases initiative-DNDi (www.dndi.org) na área de doenças negligenciadas, como malária, Doença de Chagas e Leishmaniose. Tem mais de 100 publicações em periódicos de elevado fator de impacto. Ministrou mais de 160 conferências (nacionais e internacionais). Orientou 23 alunos de Mestrado, 16 alunos de Doutorado, 29 alunos de Iniciação Científica e supervisionou 16 pós-doutorandos. Foi secretário geral na Sociedade Brasileira de Química, em dois mandatos (2000-2004), Presidente da Comissão Organizadora de quatro reuniões anuais, Editor do Boletim Eletrônico por 6 anos (2000-2006) e Membro do Conselho Consultivo (2006-2008). Foi Membro do Comitê de Assessoramento de Química do CNPq (2007-2010) e Coordenador da Área de Química na CAPES (2011-2014). Atualmente é membro do Editorial Advisory Board do periódico Chemical Society Reviews da Royal Society of Chemistry, Membro do Comitê Gestor do INCT de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR).

Palestra 1 Bioprospecção de moléculas naturais e sintéticas com potencial no tratamento e diagnóstico em saúde humana

Profa. Dra. Larissa Alvarenga (UFPR)

Professora de Imunologia do Departamento de Patologia Básica da Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2000), mestrado em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Desenvolveu projeto de pós-doutorado em Produção e Caracterização de Anticorpos Recombinantes. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunoquímica de Proteínas e Toxinas, atuando principalmente nos seguintes temas: anti-toxinas, anticorpos policlonais, monoclonais e recombinantes, mapeamento de epitopos lineares e conformacionais além peptídeos sintéticos empregados no entendimento, diagnostico e terapia de diferentes patologias.

Palestra 2 Importância da Química Medicinal na descoberta de novos fármacos contra a tuberculose

Profa. Dra. Marcelle de Lima Ferreira Bispo (UEL)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (2006), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (2008) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Foi bolsista de Pós-doutorado (2014) no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e professora substituta do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professora do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de Química Medicinal, com ênfase em planejamento, síntese e avaliação biológica de novas substâncias com potenciais atividades antimicobacteriana ou antitumoral.

Palestra 3 A Química Inorgânica na Saúde: Realidade e Expectativa

Prof. Dr. Alzir Azevedo Batista (UFSCar)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B

Possui graduação em Química pela Universidade dos Povos Patrice Lumumba (1973), mestrado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1982). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica, atuando principalmente nos seguintes temas envolvendo metais de transição: bioinorgânica (desenvolvimento de fármacos inorgânicos), catálise homogênea, cinética, eletroquímica e determinação estrutural de compostos de coordenação e organometálicos.

Palestra 4 A automedicação é um problema de saúde pública: o que o ensino de Química tem a ver com isso

Profa. Dra. Graziela Piccoli Richetti

Doutora e mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. De novembro de 2011 a julho de 2012 realizou doutorado sanduíche com Nilza Costa no Departamento de Educação da Universidade de Aveiro, em Portugal. É licenciada e bacharel em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como professora de Química em escolas do Ensino Médio na rede pública estadual de Santa Catarina, no Colégio de Aplicação da UFSC e no Colégio Adventista de Itajaí. Atualmente é professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e leciono nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Química.

Palestra 5 Novas estratégias para o tratamento e detecção de contaminantes ambientais

Profa. Dra. Suellen Aparecida Alves (UEPG)

Possui graduação em bacharelado em Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010) e doutorado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo (2014). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: eletroquímica ambiental, eletrooxidação, organofosforados, semicondutores e fotoeletrocatálise. Atualmente é professora colaboradora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Departamento de Química, ministrando disciplinas de Química Geral e Química Analítica.

Palestra 6 Espectrometria do tipo Maldi ToF: uma nova ferramenta para identificação de bactérias

Profa. Dra. Carolina Weigert Galvão (UEPG)

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR - 1999), mestre (2001) e doutora (2005) em Ciências (Bioquímica) pelo Dep. de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR, com período sanduíche em Imperial College of Science, Technology and Medicine, Londres, Inglaterra (2004-2005). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UEPG (CAPES 5), professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Evolutiva UEPG/UNICENTRO (CAPES 3), pesquisadora colaboradora do Núcleo de Fixação de Nitrogênio da UFPR e coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular Microbiana (http://sites.uepg.br/labmom). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: Genômica; Proteômica; Ecologia Molecular; Biodiversidade Microbiana; Fisiologia de microrganismos; Expressão, Purificação e Caracterização de proteínas.

Palestra 7 Nanoestruturas poliméricas funcionalizadas para engenharia de tecidos

Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza Picciani (UFRJ)

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado em Ciências, Ciência e Tecnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professor adjunto no Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano, onde atua na área de dispositivos poliméricos e aplicações. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Polímeros com ênfase em polímeros eletroativos e polímeros derivados de celulose, atuando principalmente nos seguintes temas: polímeros condutores, complexos metálicos, materiais nanoestruturados e condutores orgânicos.

Palestra 8 Nanotecnologia - título a confirmar

Prof. Dr. Aldo Jose Gorgatti Zarbin (UFPR)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B

Graduado (1990), mestre (1993) e doutor (1997) em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estágio de Pós-Doc no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (1997-1998). Professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná desde março/1998, onde é líder do Grupo de Química de Materiais (GQM) daquela instituição. Foi duas vezes coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPR (2002-2004 e 2011-2012). Atua como revisor em diferentes periódicos internacionais. Foi Diretor da Divisão de Química de Materiais (2008-2010), Secretário Geral (2012-2014), Presidente Sucessor (2014-2016) e atualmente é o Presidente (2016-2018) da Sociedade Brasileira de Química. Além da SBQ é membro de várias sociedades científicas, como SBPC, SBPMAT, American Chemical Society e Materials Research Society. Foi editor Associado do periódico Química Nova de setembro/2008 a abril/2016, e editor do Boletim Eletrônico da SBQ no biênio 2012-2014. Orientador da tese vencedora do Prêmio CAPES de tese na área de Química em 2015, e da tese agraciada com menção honrosa na área de Química no Prêmio CAPES de tese de 2014. Orientador do trabalho 2o. colocado no Destaque do Ano de IC do CNPq, nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (2009). Foi membro do comitê gestor da Rede Nacional de Nanotubos de Carbono (2006-2010), coordenador do projeto PRONEX "Núcleo de Excelência em Nanoquímica e Nanomateriais (NENNAM, 2010-2016)", membro do Comitê Gestor (2010-2016) e atualmente (2016-2019) é o vice-coordenador do "Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Nanomateriais de Carbono". Membro convidado do CA-Química do CNPq em 2011 e 2012. Membro de vários comitês temáticos de assessoramento em nanotecnologia do CNPq (2005, 2011 e 2012) e da FINEP (2004, 2005, 2010). Reconhecimento Mérito Acadêmico da UFPR em 2011, 2015 e 2016. Suas principais linhas de pesquisa estão relacionadas à síntese e caracterização de materiais em escala nanométrica (como nanotubos, grafeno e outras formas de carbono, nanocompósitos, nanopartículas metálicas, vidros porosos, polímeros condutores e óxidos de metais de transição) em interfaces líquido/líquido, e estudo da aplicação destes nanomateriais em sensores, dispositivos fotovoltaicos, baterias, capacitores e catalisadores.

 

Minicurso 1 Modelagem Molecular para o estudo de biomoléculas

Prof. Dr. Marcos Brown Gonçalves (UTFPR)

Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) campus Curitiba, possui doutorado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo na área de Física da Matéria Condensada e Física Molecular. Possui Pós-doutorado em Biofísica Computacional pela GRS-SIM/RWTH Aachen Alemanha. Tem experiência na área de Modelagem Molecular com ênfase em Biofísica Molecular, Física da Matéria Condensada e Modelagem Molecular no Ensino de Ciências.

Minicurso 2 Planejamento de Experimentos: Uma visão multivariada

Profa. Dra. Noemi Nagata (UFPR)

Possui graduação em Licenciatura em Química (1994), graduação em Bacharelado em Química Tecnológica (1995), mestrado em Química (1997) e doutorado em Ciências (2001) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atuou como professor adjunto do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) entre os anos de 2002 a 2009. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: quimiometria envolvendo dados espectroscópicos e voltamétricos aplicados em amostras de interesse farmacêutico e ambiental.

Minicurso 3 Métodos de isolamentos de produtos naturais polares

Prof. Dr. Roberto Gomes de Souza Berlinck (USP)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B

Bacharel em Química pela Universidade Estadual de Campinas, doutor em Ciências (Química Orgânica) pela Université Libre de Bruxelles (1992). Professor Doutor (1993-2001), Associado Livre Docente (2001-2010) e Titular (desde 2011) junto ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP). Foi professor visitante no Departamento de Química e de Ciências da Terra e dos Oceanos da University of British Columbia (Vancouver, Canadá) entre 1997 e 1998, no Departamento de Química Medicinal da University of Utah (Salt Lake City) em 2002 e no Life Sciences Institute da University of Michigan (2012 e 2014-2515). Atua como docente e pesquisador em química orgânica, bem como coordenador do Grupo de Química Orgânica de Sistemas Biológicos (QOSBio). Interesses de pesquisa incluem a química e biologia do metabolismo secundário de organismos vivos, principalmente de invertebrados marinhos e micro-organismos, que incluem a descoberta de moléculas biológicas bioativas, a biossíntese de metabólitos secundários e biotecnologia marinha. É membro da Coordenação do Programa BIOTA-FAPESP desde 2009, Membro do Comitê Gestor do Programa SISBIOTA-CNPq desde 2011, Membro do Comitê Gestor do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração do CNPq desde 2013. Recebeu o Prêmio Fundação Oswaldo Cruz Grupo SEM- Sigma Pharma de Ciência e Tecnologia em Saúde em 2000 e o Prêmio Matthew Suffness Award da American Society of Pharmacognosy em 2002.

Minicurso 4 Química Verde pressupostos teóricos e práticos para o ensino de Química

Profa. Dra. Marilei Alves (IFPR)

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), mestrado em Química Aplicada pela mesma universidade (2008) e doutorado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professora do Instituto Federal do Paraná. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Química Verde, Formação de Professores e experimentação.

Minicurso 5 Detecção de biomarcadores e o diagnóstico de doenças

Prof. Dr. Ronaldo Censi Faria (UFSCar)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1992), mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos (1995), doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e pós-doutorado na University of Connecticut (2011-2012). Atualmente é professor associado junto no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos. Atua como orientador credenciado no Programa de Pós-graduação em Química do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Eletroanalítica e técnica de Microbalança de Cristal de Quartzo, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de Sensores e Biossensores.

Minicurso 6 Métodos para determinação de atividade antimicrobiana

Profa. Dra. Patrícia Castellen (UEPG)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2005), doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2011) e pós-doutorado pelo Departamento de Bioquímica da Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor colaborador do Departamento de Química da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Bioquímica.

 

Login

Você pode realizar o login a partir do seu usuário da internet!